Motricidade Orofacial é uma área de trabalho da Fonoaudiologia. Isto mesmo, o fonoaudiólogo é um profissional da saúde que atua em diversas especialidades, não só com problemas de fala e audição.
Motricidade orofacial estuda, trata e reabilita a musculatura dos lábios, língua, bochechas e face, e as funções a elas relacionadas, como a respiração, sucção, mastigação, deglutição, articulação da fala e expressão facial nos diferentes ciclos da vida.
O fonoaudiólogo que trabalha com esta especialidade valoriza a integração com outros profissionais, como médicos, dentistas, dentre outros.
O trabalho entre o fonoaudiólogo e o dentista é de vital importância e propicia um tratamento mais integrado e orientado para bons resultados, com melhor elaboração e planejamento terapêutico específico para cada caso.
Um exemplo desta importância fica evidente quando, mesmo usando aparelho para corrigir uma alteração dentária, a língua do paciente sai entre os dentes ao engolir ou falar (alteração funcional). Em casos assim, envolver o tratamento do dentista, que atua para corrigir a parte óssea e dentária, juntamente com o fonoaudiólogo, que atua para reabilitar as funções da respiração, mastigação, deglutição e fala, cria uma sinergia para alcançar os resultados desejados.
A forma dos dentes depende da função dos órgãos e vice versa. Por isso é essencial unir o trabalho do dentista com o do fonoaudiólogo. Só assim para garantir sorrisos bonitos e uma vida saudável.
Principais dúvidas sobre motricidade orofacial
Todo pessoa que usa aparelho precisa de tratamento fonoaudiológico?
Não, mas é sempre importante fazer uma avaliação com um profissional de fonoaudiologia para verificar a necessidade de um trabalho conjunto com as duas disciplinas.
É necessário tratamento fonoaudiológico para motricidade orofacial sem que exista o uso de aparelho?
Quando existem alterações na respiração, fala, mastigação ou deglutição, o trabalho de fonoaudiologia é necessário para adequar as funções orofaciais.
Existe sempre a necessidade de terapia de fonoaudiologia quando existem problemas de motricidade orofacial?
Não, em muitos casos apenas uma orientação após a avaliação contribui para que o problema seja resolvido sem a necessidade de terapias.
Quando um pessoa não fecha a boca, ela deve procurar um dentista ou um fonoaudiólogo?
É melhor procurar os dois profissionais, preferencialmente em clínicas que possuam o trabalho integrado entre os dois.
Dra. Adébora Francis Tozzi Mendes
Fonoaudióloga
CTFa 2-6202
avaliação 4.8⭐️ no Google
+18 mil pacientes atendidos
atendemos todas especialidades
Talvez você se interesse por outras postagens
Para Pacientes (agendar & dúvidas)
Para Trabalhar conosco
© Portal do Sorriso. Todos os direitos reservados.