O teste da linguinha é um exame obrigatório. É uma nova lei instituída em maternidades particulares e públicas para garantir uma amamentação bem sucedida, além de identificar futuros problemas na dentição e no desenvolvimento da fala.
O teste é indolor, realizado por um profissional capacitado que examina o movimento da língua e a posição do freio (que é a membrana localizada sob a língua). Quando necessário, é realizado um pequeno corte nesta membrana.
Se ficar dúvida, o teste deve ser repetido em até 30 dias. Assim, se for necessário, o médico ou odontopediatra já encaminha o recém-nascido para operar a membrana.
A operação é muito simples e também indolor, realizada com anestesia local e em poucos minutos. Durante o procedimento, o “freio” da língua sofre uma pequena incisão, resultando na possibilidade de maior movimentação da língua.
Isso evita possíveis complicações na vida da criança, como perda de peso por exemplo, decorrente do interrompimento precoce da amamentação.
Além disso, a língua presa também interfere na qualidade de vida da pessoa, que algumas vezes acaba se excluindo socialmente por timidez.
A Clínica Odontológica Portal do Sorriso tem em sua equipe odontopediatras habilitados para a realização do exame. Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco.
[Publicado em abril de 2020 e atualizado em março de 2021]
A seguir, assista ao vídeo em que a odontopediatra, Dra Carolina Moura CRO/SP 75.545, explica a importância do teste da linguinha realizado nas maternidades.
avaliação 4.8⭐️ no Google
+18 mil pacientes atendidos
atendemos todas especialidades
Talvez você se interesse por outras postagens
Para Pacientes (agendar & dúvidas)
Para Trabalhar conosco
© Portal do Sorriso. Todos os direitos reservados.