Implantes dentários são dispositivos de titânio que têm a função de substituir a raiz de um dente natural perdido.
Atualmente, os
implantes dentários são considerados a melhor alternativa para substituir dentes perdidos de forma fixa, desde que sejam implantes realizados com os devidos parâmetros clínicos.
Na imagem abaixo, você pode ver a diferença entre uma reposição dentária através de ponte fixa e outra através de implantes dentários. Vale observar que na ponte fixa é necessário um desgaste dos dentes vizinhos, já na reabilitação com implantes os dentes ao lado são mantidos intactos.
Não. Todo procedimento para se instalar implantes dentários é cirúrgico.
O que há disponível hoje são procedimentos planejados, através de computador, que são minimamente invasivos e com ótimo pós-operatório. Essa técnica recebe o nome de
cirurgia guiada, também muito conhecida como “implante sem cortes”. Isso porque, muitas vezes, não há necessidade de dar pontos em razão da precisão do procedimento.
Na imagem abaixo, você pode observar uma tela de planejamento virtual, isto é a instalação dos implantes em um software que simula de forma detalhada a estrutura óssea do paciente:
Feito esse planejamento, o próximo passo é imprimir em uma impressora 3D uma guia cirúrgica prototipada que simula exatamente o local onde o implante precisa passar para chegar ao osso do paciente. Dessa forma, em muitos casos nem é preciso abrir a gengiva para instalar o implante, por isso é desnecessário dar pontos (fazer a sutura).
O implante proporciona uma reabilitação efetiva, o que deixa o paciente novamente apto para uma mastigação eficiente, assim como para falar e sorrir. Cuidar do sorriso também é uma necessidade, pois o sorriso tem impacto na autoestima do paciente. Além disso, o implante dentário também beneficia a manutenção dos dentes vizinhos.
Sim, é possível usar implantes para repor os dentes perdidos. Mas nem sempre é a melhor alternativa para cada dente, muitas vezes os implantes podem servir de alicerce para que seja instalado mais um dente sobre ele.
Com certeza!
Inclusive, essa é uma ótima alternativa para manter as células vivas na região e aumentar as chances de sucesso da cirurgia. Sempre que possível, é o indicado. Vale lembrar que o profissional vai avaliar cada caso.
Há vários tipos de implantes dentários, eles podem ser:
Os implantes podem ser de titânio (o mais comum) e zircônia. Podem ser curtos ou longos, dependendo da indicação de cada caso.
Todos os implantes aprovados para uso são aptos para serem utilizados. Em geral, alguns implantes importados possuem um padrão de qualidade superior em relação a osseointegração, que é a união entre o parafuso do implante e o osso no qual foi posicionado.
É um processo no qual se instala o implante e o dente (coroa ou prótese dentária) numa mesma sessão. Existem algumas particularidades sobre o implante dentário de carga imediata que você também precisa conhecer.
São implantes muito pequenos, utilizados para tratamento ortodôntico ou para suportar uma prótese provisória.
O implante dentário serve para substituir a raiz de um dente perdido ou extraído.
Para realizar o implante é necessário planejamento prévio com exames e verificação da disponibilidade óssea. Quando existe
perda óssea no local, é preciso fazer antes o enxerto de osso. Depois, o procedimento é realizado e o implante instalado, em alguns casos é possível que seja
feito com carga imediata.
Após o período de osseointegração, a prótese (coroa ou dente de porcelana) é instalada sobre o implante. Isso quando não foi feito o processo de carga imediata.
Para todos aqueles que se encontram em bom estado de saúde, suportam o procedimento e desejam reabilitar dentes fixos.
Sim, mas o médico obstetra deve ser informado. O tratamento odontológico pode acontecer com segurança durante o segundo trimestre de gravidez. No primeiro e terceiro trimestres são contraindicados.
Muitas vezes, por prudência, os tratamentos que não são urgentes acabam sendo realizados após a gestação.
Pode ser que sim. Como em qualquer procedimento, pode haver incômodo para o paciente após a cirurgia, mas são receitados medicamentos efetivos para amenizar a dor.
Sim, mas vale lembrar que a dor é uma experiência individual. Caso o paciente sinta muita dor, é possível prescrever medicações mais potentes. No entanto, dores agudas não são comuns.
Nem todas. Primeiro, é preciso que passem por avaliação clínica e de imagem para verificar a disponibilidade de osso e traçar a melhor conduta para cada caso.
Também é importante ver o estado de saúde do paciente, pois sabemos que existem algumas situações específicas. Aliás, você sabia que
existe um dentista especialista em atender pacientes diabéticos, hipertensos e em tratamento de quimioterapia/radioterapia?
Enxerto ósseo é uma forma de se conseguir ganhar massa óssea no local onde se pretende fazer a instalação de implantes. Isso porque, em alguns casos, essa estrutura óssea foi perdida.
No implante dentário é o pino que substitui a raiz do dente. Ele funciona como uma base para se instalar a prótese, que é a coroa, isto é, o dente visível na boca.
Quanto aos tipos, existem os implantes curtos, longos, de titânio, de zircônia, zigomáticos e, até mesmo, os implantes guiados – aquele procedimento realizado sem cortes, do qual falamos anteriormente.
Dentre as inovações, a cirurgia guiada é uma grande tendência para o futuro.
Consulta de apresentação do processo e solicitação de exames de imagem – radiografia e tomografias –, feita pelo cirurgião responsável. Por ser um procedimento cirúrgico, é comum também ser solicitado um exame de sangue.
Consulta com o profissional responsável por fazer o dente em cima do implante.
É feito o procedimento de implante e fica definido se vai ser possível fazer, ou não, a carga imediata.
Após o período de pós-operatório, em que deve ocorrer a osseointegração, é colocada a prótese sobre o implante, isto é, a coroa do dente que foi feita pelo protesista.
É necessário realizar alguns exames, como a tomografia computadorizada da região que for operada, exame necessário para a fase de planejamento, e exames de sangue, além de avaliação médica prévia, em casos mais específicos.
Isso varia. Depende do tipo de implante dentário e da complexidade do caso, além de outros fatores, como experiência do profissional e a estrutura da clínica.
A cobertura de implantes dentários não é comum em convênios. Sempre recomendamos que avalie a cobertura antes de contratar o seu plano odontológico. Alguns convênios possuem a cobertura por meio de reembolso.
A ideia é que dure por toda vida do paciente. Em alguns casos, a prótese pode ser substituída de tempos em tempos, de acordo com orientação do dentista.
Lembre-se que a durabilidade de um implante também depende dos cuidados do paciente com a higiene bucal e com a saúde em geral. Afinal,
falta de cuidado com os dentes e a gengiva pode gerar doenças.
O melhor é adquirir um equipamento específico para complementar a higienização habitual que já seria realizada. No mercado, o mais comum é o da marca comercial Waterpik. Esse equipamento é um irrigador de água de alta potência.
Outros cuidados como passar o fio dental e escovar os demais dentes, devem ser mantidos. Além disso, as rotinas periódicas para realização de profilaxia (limpeza) devem ser feitas a cada 6 meses, no máximo.
Não comer nada duro, nada quente, evitar fazer esforço físico e manter a medicação prescrita. Tudo isso pelo período de tempo orientado pelo profissional.
Em geral, a recuperação é bem favorável e o paciente retorna às atividades habituais após 48 ou 72, exceto para exercícios físicos.
Dor, infecção e eventualmente perda do implante. As complicações são minimizadas com bom planejamento.
Tudo o que você já comia antes. O retorno à mastigação é normal.
A vantagem de uma clínica é o atendimento multidisciplinar, que faz com que diversos profissionais de áreas paralelas e que se completam possam interagir com o objetivo de conseguir um resultado de excelência.
Conseguiu tirar todas as sua dúvidas sobre implante dentário? Se você ainda tem perguntas específicas, entre em contato conosco pelos diversos canais do Portal do Sorriso!
avaliação 4.8⭐️ no Google
+18 mil pacientes atendidos
atendemos todas especialidades
Talvez você se interesse por outras postagens
Para Pacientes (agendar & dúvidas)
Para Trabalhar conosco
© Portal do Sorriso. Todos os direitos reservados.