O barulho característico do ronco é extremamente desagradável e atrapalha o sono de todos ao redor de quem está roncando.
Faz algumas décadas que o ronco tem sido visto com maior cautela pelos profissionais de saúde, pois ele pode sinalizar algum distúrbio do sono. Na verdade, o ronco é o barulho produzido pela vibração do palato mole quando da passagem do ar na região da orofaringe.
Para roncar, o paciente deve possuir dificuldades na passagem do ar durante o sono. Tal dificuldade pode estar associada a um somatório de fatores como hipertrofia das tonsilas, sobrepeso, ingestão de álcool entre outros; ou seja, existe algum problema que faz o espaço da via aérea, naquela região, se encontrar estreitado/diminuído.
Fica clara, então, a necessidade de investigação adequada de cada caso clínico para definirmos a conduta terapêutica apropriada. Se o ronco estiver associado a algum distúrbio do sono, como a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), por exemplo, teremos vários métodos terapêuticos que, conjuntamente, atuam na melhoria dos sinais e sintomas.
A SAOS é uma redução acentuada do fluxo aéreo durante o sono. Em alguns casos podemos ter interrupções ou bloqueios da passagem do ar na via aérea superior. Como consequência desta redução temos uma diminuição no oxigênio sanguíneo e tecidual o que acarreta diversos problemas. A redução de oxigênio pode elevar o ritmo dos batimentos cardíacos e fazer os vasos sanguíneos se contraírem, por isso a apneia é um distúrbio que pode causar pressão alta e arritmia cardíaca.
Não importa se o paciente possui apenas o ronco, ou se possui ronco associado a distúrbio do sono, existem diversos tratamentos para tais enfermidades. O que se precisa saber é que tratar o sono é algo que demanda uma equipe multidisciplinar. Médicos, Dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, todos podem intervir com sucesso a depender da gravidade do distúrbio. Os tratamentos podem variar desde melhorias dos hábitos na hora de dormir (higiene do sono), a utilização de medicamentos, cirurgias e utilização de aparelhos intraorais; feitos pelos dentistas especializados.
O que poucas pessoas sabem é que a Odontologia possui uma área especializada no sono, permitindo que o dentista auxilie no diagnóstico do distúrbio e trate o paciente para apneia e ronco por meio de tais aparelhos intraorais.
Dr. Thiago Carôso Fróes (CROSP: 96.603)
Mestre e Doutor em Prótese Dentária pela FOUSP (Faculdade de odontologia da USP)
Atua na área de Periodontia Básica, Prótese Dentária e Odontologia do Sono.
avaliação 4.8⭐️ no Google
+18 mil pacientes atendidos
atendemos todas especialidades
Talvez você se interesse por outras postagens
Para Pacientes (agendar & dúvidas)
Para Trabalhar conosco
© Portal do Sorriso. Todos os direitos reservados.