A Odontopediatria é a área da Odontologia que atende as crianças quando elas batem a boca e sofrem danos nos dentinhos, ou seja, quando ocorre traumatismo dentário.
Existem dois tipos diferentes de trauma, um pode ser no próprio dente, o outro pode ser nas estruturas adjacentes aos dentes, que são as que seguram os dentes ao osso, lá dentro da gengiva. Saiba mais detalhes sobre
traumatismo dental em crianças.
Onde ocorre a perda parcial de uma parte do dente. Quando expõe a dentina pode haver sensibilidade. Somente um profissional de odontopediatria saberá diagnosticar.
Quando quebra grande parte do dente e expõe o nervo do dente.
Ocorre dentro da gengiva, pode quebrar em diferentes partes e sentidos e cada uma delas tem um tratamento específico.
Fratura que envolve a parede óssea do alvéolo, o local onde o dente fica, dentro do alvéolo.
Como mencionei, temos também os traumas nas estruturas adjacentes ao dente, que acontece nos ligamentos periodontais,. Essas estruturas são como cordas que ficam ao redor de toda raiz do dente e mantém o dente preso ao osso.
Existem níveis de traumas nessas estruturas, vou mencionar aqui o que teria um prognóstico (resultado) melhor para o pior cenário.
Primeiro, telefone para o seu odontopediatra logo que a criança bater a boca e o dente. Ele vai saber identificar qual foi o tipo de trauma, vai passar os devidos cuidados e o que precisa ser feito naquele exato momento.
O especialista vai conseguir orientar se existe necessidade de ir ao consultório ou não, se há a dor presente ou não, vai receitar o medicamento correto, vai orientar sobre os hábitos (em caso de uso de chupeta ou mamadeira), assim como sobre a alimentação e limpeza da região.
Enfim, para cada tipo de trauma existe uma abordagem adequada e uma solução clínica, ou tratamento. Para cada caso existe uma abordagem individual.
O ideal é
fazer uma teleconsulta assim que bater o dentinho! Pois existem cuidados logo de imediato que precisam ser realizados e que irão ser imprescindíveis para a correta recuperação e, assim, para a longevidade do dentinho na boca.
Muitos pais, por falta de conhecimento, levam os filhos ao pronto-socorro, clínicas médicas e postos de saúde, o que pode prejudicar o resultado final do caso. O ideal é
telefonar imediatamente para o seu
odontopediatra!
Leia também: Seu filho tem medo de dentista?
Por menor que você acha que tenha sido! Lembre-se que logo acima do dente de leite está o dente permanente e precisamos preservá-lo com muito carinho!
Então todo trauma deve ser acompanhado, sim!
Bateu a boca?
Corre para ligar para o
odontopediatra! E procure os
especialistas do
Portal do Sorriso.
Dra. Carolina Moura - CRO/SP: 75.545
Graduada em Odontologia pela Universidade Paulista- UNIP
Pós-graduada em Odontopediatria pela UNIP
Pós-graduada em Endodontia pela Universidade de São Paulo- USP
Atua no Ambulatório de Prematuros/ONG Viver e Sorrir na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
Atendimento direcionado para bebês com curso na Odontologia na primeira infância – Clínica de Bebês – USP
Atendimento para Gestantes, com curso de pré-natal odontológico e no atendimento do recém-nascido – UNIP
Membro da International Association of Pediatric Dentistry, IAPD.
avaliação 4.8⭐️ no Google
+18 mil pacientes atendidos
atendemos todas especialidades
Talvez você se interesse por outras postagens
Para Pacientes (agendar & dúvidas)
Para Trabalhar conosco
© Portal do Sorriso. Todos os direitos reservados.