Você quer realizar o sonho de ficar com os dentes mais claros e ainda está cheio de dúvidas?
Aqui o nosso especialista, Dr. Edgar Yuji Tanji, esclarece as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!
1) O que é o clareamento dental?
É um procedimento clínico que tem o objetivo de deixar os dentes mais brancos.
2) Como é feito o clareamento dental?
Ele é resultado da remoção de pigmentos escuros do dente através de um produto químico que pode ser aplicado no consultório ou pelo próprio paciente, na técnica de clareamento caseiro.
3) Por que é feito o clareamento dental?
A finalidade do clareamento dental é melhorar a estética do sorriso.
4) Quando é feito o clareamento dental?
O clareamento dental é indicado para dentes escurecidos, inclusive quando associado a um tratamento de canal.
5) Onde é feito o clareamento dental?
O procedimento pode ser realizado no consultório dentário ou em casa (com moldeiras confeccionadas no consultório) sob controle do cirurgião- dentista.
6) Quem pode fazer o clareamento dental?
Todos podem fazer o clareamento dental, porém existem algumas restrições em pacientes muito jovens, gestantes e lactantes. A presença de restaurações extensas ou coroas de porcelana não sofrem ação do agente clareador, porém, o clareamento pode ser indicado previamente a confecção de novas restaurações.
7) Qual o preço do clareamento dental?
Todo procedimento clínico necessita de uma avaliação e planejamento individualizado.
A técnica necessária para um clareamento de dente com tratamento de canal, por exemplo, é diferente da técnica para os outros casos. O profissional deverá fazer uma avaliação cuidadosa para identificar qual a melhor técnica para cada caso, associando ou não outros tratamentos para chegar ao resultado que o paciente deseja. Por este motivo, não é possível informar valores sem uma avaliação prévia e um planejamento.
8) Como é feito o clareamento caseiro?
Após um planejamento, são preparadas moldeiras individualizadas para o paciente e o mesmo deverá utilizá-las com o produto clareador, seguindo as orientações do dentista.
9) Como é feito o clareamento dental com laser?
A utilização do laser no clareamento é uma opção para acelerar a reação do agente clareador no consultório. Outra possível finalidade é modular a sensibilidade no procedimento de clareamento dental, por meio da laserterapia.
10) À partir de que idade pode ser feito o clareamento dental?
Sendo um procedimento clínico é importante a avaliação de cada caso e, normalmente, está indicado para pacientes com mais de 15 anos de idade.
11) Clareamento dental dói?
Uma característica do procedimento de clareamento dental é a possibilidade de sensibilidade dental. O dentista deve avaliar a estrutura dental, observando a presença de retrações, trincas ou cavidades para evitar ou controlar a sensibilidade.
12) Clareamento dental enfraquece os dentes?
Não. O produto utilizado para o clareamento dental não altera ou enfraquece a estrutura dental.
13) Quem não pode fazer o clareamento dental?
Todos os pacientes podem fazer o clareamento dental, com exceção de limitações referentes à idade, gestantes, lactantes, escurecimento muito acentuado, com restaurações extensas ou próteses.
14) Qual o cuidado que devo ter durante o tratamento?
Durante o tratamento de clareamento, recomenda-se não comer ou beber alimentos com corantes, porém os estudos mais recentes indicam que não há necessidade de mudar os hábitos alimentares. No caso dos fumantes, a pigmentação dos dentes pode ocorrer na superfície dental, sendo recomendado reduzir ou abandonar o hábito. Lembrando que o fumo pode causar outros problemas bucais como câncer e doenças gengivais.
15) Qual a melhor técnica de clareamento? Clareamento caseiro ou em consultório?
O clareamento dental pode ser eficiente tanto na técnica em consultório como na caseira. O cirurgião-dentista necessita avaliar as condições bucais para indicar a melhor técnica de acordo com a necessidade de cada paciente.
16) Há alguma opção de tratamento caso eu já tenha realizado o clareamento e mesmo assim queira ficar com os dentes ainda mais brancos?
Caso o paciente queira ficar com os dentes ainda mais brancos, existe a possibilidade de realizar as facetas estéticas. Estas são as lâminas de porcelana que são fixadas sobre os dentes. É importante salientar que nesses casos, os dentes serão desgastados para receber as facetas que serão coladas. Baseando-se numa escala de cores, o paciente pode escolher a cor da porcelana, inclusive podendo corrigir pequenas alterações para tornar o sorriso mais harmônico.
17) Qual o mínimo de intervalo que eu posso repetir o clareamento dental?
Usualmente um discreto escurecimento pode ser notado após um a dois anos, tempo que varia para cada paciente.
Prof. Dr. Edgar Yuji Tanji
CRO/SP: 36544
Graduado pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – USP
Mestre e Doutor em Dentística pela Faculdade de Odontologia – USP
Habilitação em Laserterapia
Professor de Dentística na USCS
avaliação 4.8⭐️ no Google
+18 mil pacientes atendidos
atendemos todas especialidades
Talvez você se interesse por outras postagens
Para Pacientes (agendar & dúvidas)
Para Trabalhar conosco
© Portal do Sorriso. Todos os direitos reservados.